De Graça... e em banda larga!: O começo...

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

O começo...

Esta mensagem marca o início do meu blog. Para começar nada melhor que falar do início da minha aventura como professor. Esta minha propensão para a "arte" de ensinar começou no antigo 2º ano, com o meu querido colega e amigo Zé Fernando.
O "amor" que me prende à minha actual escola, E.B. 2,3 de Vila Verde, deve-se, também, às vivências de quatro anos de estudante, no já distante ano de 1981, com a inauguração do edifício.
Deixo aqui o texto que elaborei para uma pequena publicação da comemoração dos 25 anos da "minha" escola e que apresenta a minha relação de afectos com este "edifício".

Há 25 anos, quando cheguei à Escola Preparatória de Vila Verde, entrei num “novo mundo”. Assim o defini, já que os diferentes espaços não eram improvisados, mas tinham, aparentemente, sido construídos para ensinar. A antiga escola, que no passado era uma prisão, que possuía salas exíguas, em que as janelas possuíam grades, com paredes em pedra, serviu, até esse momento, para ser escola.
De facto, a nova escola era enorme e bonita. Eu cheguei “carregado” de medos, de receios e de incertezas. Com esta escola nova chegariam novos professores!
Rapidamente, esses medos se dissiparam e ficaram as recordações desses 4 anos:
- as aulas fascinantes do Zé Fernando em que vivíamos a História, já que ele a carregava de emoção e dinamismo.
- o cavalinho de madeira que o Vieira me ajudou a construir, apesar de ter consciência das minhas limitações nessa arte, nunca deixando que eu perdesse o entusiasmo e a dedicação.
- as partidas de futebol por detrás do bloco de aulas, que eram acompanhadas das “perseguições” do Sr. Peixoto e do Sr. Abílio.
- um remate fantástico do “Gusto” Gama ,na altura com 12 anos, em que a bola embateu no poste e a baliza recuou.
- os testes de História do 8º ano (os meus colegas de turma devem entender o que digo!)
- e a fantástica turma do 9º ano, com todo o seu companheirismo, amizade, sempre pronta a ajudar… Verdadeiras aventuras!
Passados 11 anos, regressei na qualidade de professor…. Era a mesma escola!
Regressei e, assumo, transportava comigo um nervoso miudinho, próprio de um jovem professor. Confesso que fiz uma viagem no tempo. Mais parecia o miúdo de 11 anos, carregado de dúvidas, com novas incertezas e com o coração a bater, cá para mim, ainda mais forte que no passado.
Toda esta sensação foi logo minimizada pela recepção calorosa da M. Anjos com um “olha, o nosso gracinha”, na entrada do polivalente, e com a simpatia do Francisco Bezerra, no Conselho Directivo da altura.
Não quero falar, somente, de bonitas histórias que esta escola me deu. Quero, também, deixar uma palavra para aqueles que não viveram tudo o que tinham para viver. Não posso deixar de o fazer, porque com eles aprendi, fossem eles professores ou alunos. Não posso deixar de recordar o jeito meigo e doce da Helena Barros, a persistência do Arantes no jornal escolar, duas ou três conversas de Verão com o Jorge, para ver as nossas pequenas obras, a paz e serenidade do Chico do 9ºB e o seu sorriso aberto, com uma pequena frase, do Tito, quando intervim na resolução de um pequeno conflito.
Devem pensar que são apenas histórias e recordações! Sim! E como elas me enchem o coração! Mas confesso que todas estas vivências deram um forte contributo para a minha construção!
Estas recordações mostram a importância que esta escola teve para mim, ao nível académico, porque foi nela que comecei a nutrir esta vontade de ser professor, ao nível pessoal, pelos amigos que tenho feito e pelas aprendizagens, que tenho retirado na minha formação como pessoa.
No fundo, este edifício, simboliza para mim, e para muitos dos que por aqui passaram, um conjunto de pequenas, grandes histórias, contribuindo, fortemente, com uma panóplia de “peças”, para a construção do puzzle, que é a vida de cada um de nós.
Para aqueles que trabalham ou trabalharam, que estudam ou estudaram, que sintam, sempre, este edifício como a sua escola. E que nunca esqueçam e não se coíbam de dizer para o lado…. ESTA É A MINHA ESCOLA!

5 comentários:

Marcos Campos disse...

Muito bem! Gostei do nome do blogue, original!

Rui Vítor Costa disse...

Um blogue de graça larga. Larga vida e toda a graça ao novo blogue.

AAndrade disse...

A Designação é feliz. Acenta numa perspectiva de marketing, e inspira a imaginação do que possa vir a ser: livre, universal, aberto, "apaixonado pela arte de ensinar"!

Margarida disse...

Já tive oportunidade de deixar um comentário na plataforma.
o nome deste blogue é fantástico.
foste muito feliz com a escolha e obviamente que o seu conteúdo está à altura
demonstra o teu gosto pelo que fazes, o que nos tempos que correm, é fundamental
continua com esse entusiasmo (e partilha-o)

Sónia Cerejo disse...

Pois é... Não haja dúvida que o nosso amigo Graça tem graça e imaginação.
O teu blog tá fantástico... Parabéns!